COMO PLANEJAR AS FÉRIAS DA FAMÍLIA

As férias da família chegaram e não me planejei, o que faço? Comece a planejar o seu próximo período de férias. Isso mesmo! O planejamento é a melhor maneira de gozar as suas férias com qualidade e tranquilidade!

O 1º passo mais importante é o casal ou a família em conjunto, determinarem aonde “desembarcarão” as malas, pois existe uma frase muito conhecida que diz assim: “Quando não sabemos aonde queremos chegar, qualquer lugar serve”. Por essa razão o planejamento financeiro é e deve ser sempre um grande aliado para que as suas férias não sejam frustradas. Isso vai desde a escolha do destino, até se preferem ou não passar mais tempo usufruindo do hotel escolhido. Se a segunda opção for o seu caso, escolha um hotel com mais infraestrutura, fazendo com que você e sua família não necessitem sair de onde estão – como é o caso dos resorts que trabalham com o sistema all-inclusive (Tudo incluso). Neste caso, desfrutarão de todas as suas instalações e atividades de lazer, além de refeições e diversões promovidas pela hospedagem escolhida.

Agora, se este não é o seu caso, a sua hospedagem servirá apenas como um ponto de apoio e de descanso para seus passeios e aventuras pela região escolhida. Partindo desse pressuposto, prefira hotéis do tipo 03 BC´s. Vou lhe explicar o que seriam esses BC´s:

BC nº 01: Tenha um Bom Chuveiro.

BC nº 02: Tenha uma Boa Cama para descansar.

BC nº 03: Tenha um Bom Café da manhã.

Havendo os 03 BC´S, certamente você deixará de lado o conforto e praticidade da primeira sugestão. Tudo isso porque a diferença financeira na hospedagem será destinada para outras atividades, como por exemplo, conhecer pontos turísticos interessantes, a gastronomia da região, a sua cultura e até realizar visitas a parques e atrações próximas de sua estada.

Para que uma viagem seja realmente inesquecível nas recordações de momentos felizes é fundamental fazer muita pesquisa e tentar criar um roteiro financeiro estimado que inclua despesas com aluguel de carro e combustível, locais que deseja conhecer, dentro outros aspectos. Isso vai requerer um planejamento financeiro eficiente. Portanto, aproveite a internet para fazer isso e envolva a sua família, podendo ser até divertido construírem juntos a “pré-viagem” virtual aos lugares almejados. Utilize o telefone e o e-mail para fazerem os levantamentos dos gastos que serão realizados com a tão sonhada viagem de férias, para que tenham mais precisão de quanto desembolsarão e se tudo está de acordo com o planejado.

Tentar separar a emoção da razão também pode lhe auxiliar e muito a gastar melhor o dinheiro nestas férias, pois com um planejamento financeiro adequado, o dinheiro não faltará no meio da jornada, evitando assim futuras decepções emocionais e financeiras.

Uma coisa importante para aqueles que não se planejaram financeiramente com antecedência para este momento de descanso e que trabalham com carteira assinada é que somente um terço das férias, pode ser comprometido com esse projeto, pois o restante é apenas uma antecipação do seu salário que ao retornar para sua atividade profissional, precisará trabalhar mais um mês para restabelecer seu fluxo de caixa. Tudo isso, para lembrar que as férias passam, mas os compromissos financeiros continuam mensalmente a fazer parte de sua vida financeira.

No caso de viagens ao exterior, reveja seu plano de viagem buscando hotéis mais em conta, talvez um pouco mais afastados de sua ideia original, onde também se tenha a opção de preparar seus próprios alimentos ou esquentar suas refeições em seu quarto, diminuindo não somente o gasto com hospedagem, mas também com refeições.

Refaça sua lista de compras, pois com o dólar que já chegou nesse ano a quase R$ 4 já não é tão grande a diferença de custo entre comprar aqui no Brasil e no exterior. Evite gastos com o cartão de crédito, pois além da operação ser taxada em 6,38% pelo IOF, você poderá ter surpresas no recebimento de seu extrato, já que a administradora não trabalha com o preço do dólar do dia da compra, mas sim, do fechamento de sua fatura. Tudo isso, sem dizer, que a taxa anual no rotativo dos cartões superou a casa dos 500% a.a., ou seja, o melhor seria que pudesse tentar realizar a maior parte de seus gastos em dinheiro.

Diminua os dias de locação ou reveja a necessidade do aluguel de um automóvel, já que em muitos países o transporte público funciona muito bem, diferentemente da realidade vivida todos os dias em nosso país, sendo que os meios mais utilizados lá fora são os metrôs, trens e ônibus, além dos meios alternativos de transporte não poluentes, como as bicicletas. E FUNCIONAM!

Se possível, fuja do fluxo migratório de turistas para uma determinada região, como por exemplo, locais de serra ou estâncias climáticas, buscando as praias, pois no Nordeste, por exemplo, quase nunca existem estações frias e se faz sol a maior parte do ano. Mas fiquem atentos aos períodos de chuvasque costumam ser passageiras e onde as temperaturas dificilmente ficam abaixo de 25 ˚C. Fique num hotel próximo a praia que deseja curtir para aproveitar as aberturas de sol, porém, coloque dentro de sua mala a opção descansar e leve um bom livro, caso chova.

Utilize os sites de busca de hotéis como meio de reserva ou referência para suas negociações junto as centrais.

Fique de olho nas promoções das companhias aéreas e faça as contas para verificar se vale a pena comprar diretamente suas passagens ao invés de utilizar suas milhas.

Em caso de pacotes pague sempre a viagem antecipadamente até o início da mesma para que as recordações fiquem somente em sua mente e não nos extratos da fatura de seu cartão de crédito ou de sua conta corrente através de parcelas intermináveis.

Portanto, não perca o foco daquilo que planejou realizar, mas tente meios de fazê-los da forma mais barata e prazerosa possível. Lembre-se que a falta de foco e a ausência de planejamento, podem acabar gerando sombras em seu orçamento financeiro para sua viagem, gerando surpresas nada agradáveis ao retornar a realidade e a rotina de trabalho no seu dia-a-dia. Curta com alegria, mas com prudência e planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *